Coloque a sua terra...o seu bairro no mapa!

Estas atividades locais são iniciativas a nível local que envolvam a organização de eventos em espaços não convencionais, de diferentes formas de aprendizagem - formal, não formal e informal.

Destinam-se a todos os elementos de uma comunidade, independentemente da sua idade, profissão, nível académico ou cultural, procurando estimular a curiosidade e incentivar o gosto por saber mais.

Estas atividades devem partir de iniciativas locais, cabendo à organização nacional apoiá-las a nível de estrutura, fornecimento de material promocional e, caso se justifique, de pequenas verbas (deslocações, correios, etc.)

Para serem consideradas inseridas na Semana ALV, as atividades deverão ser inscritas no site da Semana e credenciadas pela estrutura da organização a nível nacional.

Caso surjam na mesma localidade mais do que uma iniciativa, estas deverão reunir-se e conjugar esforços para criarem sinergias.

Para que exista unidade e coerência em torno dos objetivos da Semana ALV, deverá haver um bom entendimento entre as atividades locais e a organização nacional, mas permitindo sempre a originalidade e a diferenciação das iniciativas locais.

As entidades que promovam atividades locais deverão fazer um registo, o mais exaustivo possível, da ação em diversos meios, como fotografia ou vídeo, e elaborar um portefólio que possa ser colocado no site e que sirva de exemplo para as futuras Semanas Aprender ao Longo da Vida. Eventualmente, poderá ser criado um prémio para a iniciativa que conjugue eficácia/criatividade.

Exemplos de atividades que poderão ser promovidas por qualquer entidade (empresas, associações culturais ou desportivas, instituições, fundações, organizações) ou mesmo individualmente, na zona de trabalho ou de habitação.