Encontro Semana ALV 2018

O Encontro Semana ALV 2018 decorrerá no dia 22 de outubro no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian em Lisboa e assinalará o início da Semana ALV 2018 numa vertente mais institucional sendo dirigido, sobretudo, a profissionais de educação e formação de adultos.

Este Encontro constará de três painéis com os seguintes temas:

- Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural

A escolha deste tema para a abertura do Encontro deve-se ao facto de 2018 ser o Ano Europeu do Património Cultural e também porque, em diferentes projetos de educação, o património é utilizado como um poderoso ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de várias competências linguísticas ou sociais.

- Cidades de Aprendizagem – experiências portuguesas.

Pretendemos divulgar o projeto Rede Global das Cidades de Aprendizagem da UNESCO onde Portugal já tem sete cidades pertencentes a esta Rede.

- Educação de Adultos hoje e aqui

Neste painel abordar-se-ão diversos temas relacionados com a realidade atual da Educação de Adultos em Portugal.

Será, ainda, no Encontro que se vai proceder à entrega do “Prémio Semana ALV 2018” e à divulgação de algumas das boas práticas de aprendizagem de adultos a nível nacional.

A organização da Semana ALV 2018 está a formalizar os convites aos oradores que vão intervir nos diferentes painéis do Encontro. No entanto, alargamos o desafio a pessoas que estejam interessadas em fazer uma intervenção de 15 minutos a candidatar-se, através do preenchimento de uma ficha de comunicação, manifestando em que tema a sua intervenção se adequa:

- Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural

- Cidades de Aprendizagem – experiências portuguesas.

- Educação de Adultos hoje e aqui