Júri do Prémio da Semana ALV

Ana Maria Bettencourt (Presidente)

Foi Presidente do Conselho Nacional de Educação pela Assembleia da República.

Tem o doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Paris V – René Descartes – Sorbonne; Licenciatura em Psicologia na Universidade de Paris VIII. A sua carreira profissional, como técnica e como professora do ensino superior politécnico na Escola Superior de Educação de Setúbal foi, em grande parte, consagrada ao estudo, lançamento e acompanhamento de inovações educativas, à formação de professores e à política educativa, designadamente a problemáticas relacionadas com a melhoria das aprendizagens, a luta contra a exclusão educativa, a educação para a cidadania. Tem trabalhado em projetos de investigação-ação, designadamente em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Dedicou grande parte da sua atividade à intervenção cívica e política, nomeadamente no domínio da educação, ensino superior e direitos das mulheres. Foi Deputada no Parlamento português e assessora do Presidente da República para a educação. Foi membro do Conselho do Bureau Internacional d’ Éducation – BIE, instituto da UNESCO para a área do currículo. Foi Presidente da União Internacional dos Professores Socialistas (UIPS), associada à Internacional Socialista (eleita em 1990 e reeleita em 1992, na Conferência do Rio de Janeiro). Colaborou em projetos sobre desenvolvimento educativo fora de Portugal, designadamente no Instituto Pedagógico de Cabo Verde (formação de professores); com o Centro Internacional do Movimento Operário Sueco e com a UNESCO, no Seminário sobre a “Formação de Professores para o Ensino de Novos Conteúdos”, realizado na Universidade de Brasília; Participou no Seminário sobre “A Educação Popular na Suécia e no Terceiro Mundo”, orientado por Paulo Freire. Autora de diversas publicações e artigos científicos sobre formação de professores, política educativa e inovações visando, designadamente, a melhoria das aprendizagens e resultados escolares.

 

Ana Cláudia Valente

É vogal do conselho diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P. De 2005 a 2016 foi investigadora no CEPCEP, Universidade Católica Portuguesa e no DINÂMIA’CET (ISCTE-IUL). De 2010 a maio de 2016, assumiu funções de Vogal da Direção do CEPCEP. Em 2014 integrou a equipa de investigação do CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa. Foi Coordenadora dos Estudos Setoriais Prospetivos do INOFOR (e IQF), Ministério do Trabalho e Segurança Social, entre 1998 e 2004, onde tinha sido também técnica superior.

Enquanto investigadora e consultora participou em vários trabalhos de conceção e avaliação de políticas públicas de educação e formação e de emprego em Portugal. Coordenou e publicou estudos e artigos diversos no âmbito destas temáticas. Desde 2013 que faz parte da rede “Skills Forecasting and Labour Market Developments” do CEDEFOP, como especialista nacional selecionada e realizou também trabalhos para o European Employment Observatory (EEO). Extensa participação em projetos europeus, em temáticas como educação e formação profissional, aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade e políticas ativas de emprego.

Doutorada em Economia, especialidade Economia Industrial e da Inovação, pelo ISCTE-IUL. Licenciatura em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, com Pós-graduação em Economia e Políticas Públicas e Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, ambos no ISCTE-IUL. Recebeu o Prémio Jacques Delors 2013 atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors à sua obra «Inovação, Educação e Trabalho na Economia Europeia», realizada no âmbito do doutoramento em Economia no ISCTE-IUL.

 

Luís Jacob

- Doutorando em “Sociedade do Conhecimento” pela Universidade de Salamanca (Espanha).

- Mestre em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE.

- Licenciado em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade de Vigo (Espanha).

- Membro do Conselho Económico e Social do Estado Português.

- Presidente-fundador da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) desde 2005.

- Coordenador de vários projetos europeus (Tempus, Erasmus, Grundtvig e AAL)

- Professor-adjunto do ensino superior na Escola Superior de Saúde de Bragança.

- Docente com o título de “Especialista em Gerontologia”, passado pelo Instituto Politécnico de Bragança.

- Diretor Técnico de uma IPSS durante 8 anos.

- Diretor da Socialgest, Consultadoria em Economia Social, Lda.

- Recebeu o prémio de Herói do Ano na área social, da revista Visão

- Autor do livro “Animação de idosos”, “Educação Sénior em Portugal”, “Ideias para um envelhecimento ativo” e “Economia Social e envelhecimento”

 

Edição: