Júri do Prémio da Semana ALV

Quem são os elementos do Júri:

Ana Maria Canelas (Presidente)

Ana Maria Canelas

Licenciada em Sociologia, na área de Sociologia do Trabalho, pelo ISCTE é técnica superior assessora do Ministério da Educação exercendo atualmente funções no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Foi Vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e coordenou projetos e departamentos na ANEFA (ME/MTSS), na DGFV (ME) e no IQF (MTSS).

Toda a sua atividade profissional se desenvolveu nos domínios da educação e formação, nomeadamente na conceção e implementação de programas e projetos de desenvolvimento dos níveis de qualificação da população adulta e das políticas de combate ao insucesso e abandono escolar precoce, no âmbito da escolaridade obrigatória.
 

 

Ana Cláudia Valente 

É vogal do conselho diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P.. De 2005 a 2016 foi investigadora no CEPCEP, Universidade Católica Portuguesa e no DINÂMIA’CET (ISCTE-IUL). De 2010 a maio de 2016, assumiu funções de Vogal da Direção do CEPCEP. Em 2014 integrou a equipa de investigação do CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa. Foi Coordenadora dos Estudos Setoriais Prospetivos do INOFOR (e IQF), Ministério do Trabalho e Segurança Social, entre 1998 e 2004, onde tinha sido também técnica superior.

Enquanto investigadora e consultora participou em vários trabalhos de conceção e avaliação de políticas públicas de educação e formação e de emprego em Portugal. Coordenou e publicou estudos e artigos diversos no âmbito destas temáticas. Desde 2013 que faz parte da rede “Skills Forecasting and Labour Market Developments” do CEDEFOP, como especialista nacional selecionada e realizou também trabalhos para o European Employment Observatory (EEO). Extensa participação em projetos europeus, em temáticas como educação e formação profissional, aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade e políticas ativas de emprego.

Doutorada em Economia, especialidade Economia Industrial e da Inovação, pelo ISCTE-IUL. Licenciatura em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, com Pós-graduação em Economia e Políticas Públicas e Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, ambos no ISCTE-IUL. Recebeu o Prémio Jacques Delors 2013 atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors à sua obra «Inovação, Educação e Trabalho na Economia Europeia», realizada no âmbito do doutoramento em Economia no ISCTE-IUL. 

Acir Fernandes Meirelles

Acir Fernandes MeirellesNasceu em 1967, no Rio de Janeiro. É licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, possui um Mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas e uma Pós-Graduação em Gestão da Formação, ambos na Universidade dos Açores.

É, nos Açores, Técnico Superior da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional desde 1998, onde atuou sempre na área da Educação e Formação. Foi coordenador do PROFIJ – Programa Formativo de Inserção de Jovens; coordenador do Programa INTENSIVO de formação profissional para desempregados; membro da comissão de análise da Educação Extra-Escolar; Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Capelas e responsável pelo serviço de atribuição de bolsas de estudo destinadas à frequência de cursos de formação profissional não disponíveis na Região.

Atualmente é Chefe da Divisão de Validação e Certificação de Ativos, que engloba a Rede Valorizar e o CEFAPA – Centro de Formação da Administração Pública dos Açores.

É ainda representante Técnico da Região Autónoma dos Açores nos campeonatos Nacional, Europeu e Internacional das Profissões, bem como no projeto INTERREG Europe GROW RUP.

São da sua autoria os manuais de Área de Integração, vols. I, II e III, da Areal. É atualmente Embaixador da EPALE.

Edição: