A palavra a algumas das Atividades Locais realizadas na Semana ALV 2018

As Atividades Locais são uma componente muito importante da Semana Aprender ao Longo da Vida, que visam incentivar pessoas e organizações a desenvolver, a nível local, iniciativas de diferentes formas de aprendizagem despertando nas pessoas a curiosidade e incentivando o gosto por saberem mais.

Este foi o ano em que se realizaram mais Atividades Locais e, em grande parte, pelo trabalho que a Rede de Centros de Ciência Viva desenvolveu e que merece o nosso reconhecimento.

Precisamos de mobilizar muitas outras redes e pessoas ou entidades, para que esta iniciativa seja uma realidade mais forte e visível a escala nacional.

Hoje damos destaque a algumas Atividades Locais que se realizaram na Semana Aprender ao Longo da Vida 2018:

- Alcobaça – Centro Qualifica de Cister do Agrupamento de Escolas de Cister

- Câmara de Lobos – Cursos EFA da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre

- Cascais – Coletivo “Em Órbita”

- Torres Vedras – Projeto “Andar na Rua” 

Alcobaça

Qualificar com o Património

Promovida pelo: Centro Qualifica de Cister do Agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça http://www.aecister.pt/centro-qualifica

http://www.semanaalv.net/content/qualificar-com-o-patrimonio

Visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça no âmbito das áreas disciplinares de Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Língua Estrangeira-Inglês e de Matemática para a Vida, do curso EFA B2, constituído predominantemente por formandos de etnia cigana, com o apoio do Centro Qualifica de Cister.

No âmbito da Semana Aprender ao Longo da Vida, decorreu a atividade "Qualificar com o Património", junto de pessoas em risco de exclusão social. A Dra. Ana Margarida Martinho desperta quem visita o Mosteiro para um novo olhar: o da monumentalidade do património cultural e do património humano, independentemente da cultura, da origem, da comunidade a que pertença o visitante. Neste caso, os visitantes eram formandos de um curso EFA B2 de certificação escolar do Agrupamento de Escolas de Cister, numa formação no exterior organizada pelos formadores do curso, numa ideia original do docente João Tereso. 

Opinião de uma formanda depois da visita:

“Eu gostei muito desta visita ao Mosteiro de Alcobaça. Já lá tinha ido quando era pequena, na escola primária, mas não sabia bem ao certo desta história. Fiquei maravilhada com toda a história e também com toda a obra como o mosteiro foi feito e o tamanho que tem. Eu não sei como é que ainda há pessoas que não conhecem o nosso Mosteiro que temos tão perto.” Etelvina Anjos

“Semana Aprender ao Longo da Vida” Jornada de Reflexão “Pensar + Qualifica”

Promovida pelo: Centro Qualifica de Cister do Agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça

http://www.aecister.pt/centro-qualifica

http://www.semanaalv.net/content/pensar-qualifica

No âmbito da “Semana Aprender ao Longo da Vida”, edição de 2018, o Centro Qualifica de Cister do Agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça, realizou uma Jornada de Reflexão intitulada “Pensar + Qualifica”. 

A Jornada de Reflexão realizou-se no dia 24 de outubro, nas instalações do Centro Qualifica, afirmando-se como uma oportunidade para os elementos da Equipa Técnico-pedagógica do Centro poderem refletir sobre as práticas no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida. Após a abordagem de temas como “RVCC: para quem, porquê e para quê?”, “RVCC: suficientemente motivador?”, “Coordenação do Qualifica e respetivas funções: balanço intermédio” e, ainda, “Boas práticas: partilhas e sugestões”, coube aos elementos da equipa a tarefa de deixar a sua reflexão pessoal num Padlet (https://padlet.com/qualifica/jornadadereflexao ) criado para o efeito pela Coordenadora do Centro, professora Anabela Luís, que dinamizou esta atividade de forma criativa e motivadora, alimentando o espírito de grupo que se vive no Centro Qualifica de Cister. Em jeito de jogo, cada elemento receberia o certificado de participação após a descoberta de uma palavra-chave criada pela coordenadora do Centro com base no visionamento de um vídeo sobre educação (https://www.youtube.com/watch?v=0kDL5kxDg_A), protagonizado por David Rodrigues, Conselheiro Nacional de Educação.

Foi uma atividade enriquecedora e bastante produtiva, dado que possibilitou a todos os intervenientes uma reflexão conjunta sobre as especificidades do processo RVCC, com vista à melhoria não só dos resultados em termos de certificação final, mas, também, à melhoria do desenvolvimento do próprio processo.     

 

Câmara de Lobos

Caminhada Noturna – Câmara de Lobos: Cidade Educadora

Promovida por: Cursos EFA da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Torre de Câmara de Lobos

http://efa-torre.blogspot.com/

http://www.semanaalv.net/content/caminhada-noturna-camara-de-lobos-cidade-educadora

No dia 29 de outubro decorreu uma Caminhada Noturna pelos caminhos históricos e principais artérias da cidade de Câmara de Lobos, inserida na primeira semana ALV da EBTorre.

Esta Caminhada noturna – Câmara de Lobos: cidade Educadora – deu aos cerca de 80 participantes (formandos e formadores dos cursos EFA, familiares de ambos e comunidade escolar em geral) a oportunidade de sociabilizar, de praticar exercício, de conhecer alguns caminhos históricos de Câmara de Lobos (Caminho de S. Bernardino, Caminho do Vigário) e outras ruas do centro da bela cidade. Depois da caminhada decorreu um jantar convívio para todos os participantes elaborado pelos formadores, formandos e antigos formandos cursos EFA.

Para o sucesso desta iniciativa a coordenação dos cursos EFA contou com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, do Conselho Executivo da EBTorre, do Clube Escola da Torre (CET) e da PSP de Câmara de Lobos e do cozinheiro João Aires.

 

Cascais

EM ÓRBITA - Aula de Dança/ Movimento Criativo

Promovida pelo: Coletivo “Em Órbita” https://www.emorbita.pt/

http://www.semanaalv.net/content/em-orbita-aula-de-danca-movimento-criativo

A sessão aberta do coletivo “Em Órbita” decorreu no dia 25 de Outubro na EDAM no âmbito das Atividades Locais da Semana ALV 2018.

Estiveram presentes 9 pessoas e o resultado foi bastante positivo, com momentos de partilha, criação e sobretudo de satisfação e bem-estar.

Na notícia são partilhadas algumas imagens que fazem parte do registo da participação do Em Órbita na semana ALV 2018.

O EM ÓRBITA, manifesta desde já o seu interesse em participar em futuras iniciativas, partilhando a sua atividade ao nível prático, mas também partilhando o trabalho que tem vindo a desenvolver no terreno e o seu impacto junto do público adulto (55+ e seniores).

 

Torres Vedras

"Andar na Rua – Figuras do Castelo – 20 nomes, 20 histórias", com Leonor Madeira

Promovida pelo: Projeto “Andar na Rua” https://www.facebook.com/andar-na-rua-278203838880497/

http://www.semanaalv.net/content/andar-na-rua-figuras-do-castelo-20-nomes-20-historias-com-leonor-madeira

O Projeto “Andar na Rua”, de Torres Vedras, mereceu por parte do Júri do Prémio Semana ALV 2016 o Diploma de Apreço Especial pela sua Origem Cidadã e continua a reunir-se todas as quintas-feiras, às 21 horas, em frente do edifício que o viu nascer, os Paços do Concelho, assumindo-se como um “ponto de encontro de quem quer passear e conversar pela cidade de Torres Vedras”.

Todos os anos as Atividades Locais contam com a sua participação, bem como do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira que conseguiram este ano concretizar sete atividades na cidade de Torres Vedras.

Este ano o “Andar na Rua” promoveu uma Atividade Local em que Leonor Madeira, nascida em Torres Vedras e que se dedica há mais de três décadas a diversas atividades na área do teatro, variedades, espetáculos de fado, guiou um grupo de pessoas por becos e ruelas do Castelo de Torres Vedras onde foram contadas histórias de figuras emblemáticas de um passado não muito distante.

André Duarte Baptista ilustrou os espaços onde foram contadas as histórias.