Semana ALV 2018 – Atividades Locais e Encontro

Aproxima-se a Semana Aprender ao Longo da Vida 2018 (22 a 26 de outubro) e queremos chamar a atenção para duas iniciativas importantes da Semana ALV.

Em primeiro lugar apelar para que se promovam Atividades Locais para incentivar as pessoas a terem gosto por aprender sempre mais.

A segunda chamada de atenção vai para a participação no Encontro Semana ALV no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian que constará de três painéis com os seguintes temas:

- Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural,

- Cidades de Aprendizagem – experiências portuguesas,

- Educação de Adultos hoje e aqui.

Atividades Locais

A Semana Aprender ao Longo da Vida tem como uma das principais preocupações incentivar, pessoas, organizações e empresas a desenvolver, nas suas localidades ou bairros, atividades que envolvam os elementos da comunidade independentemente da sua idade, profissão, nível académico ou cultural, despertando-lhes a curiosidade e incentivando o gosto por saber mais.

Estas atividades locais são iniciativas a nível local que envolvam a organização de eventos em espaços não convencionais, de diferentes formas de aprendizagem - formal, não formal e informal.

As entidades que promovam atividades locais deverão fazer um registo da ação, o mais exaustivo possível, em diversos meios, como fotografia ou vídeo, e elaborar um portefólio que possa ser colocado no site e que sirva de exemplo para as futuras Semanas Aprender ao Longo da Vida.

Promova uma Atividade Local e faça o seu registo no site da Semana ALV 2018, para que todos tenham conhecimento da vossa iniciativa. Ela será divulgada a nível nacional (e internacional) ficando assinalada no Mapa de Portugal que vai surgir no site da Semana ALV - http://www.semanaalv.net/content/credenciacao-atividades-locais

Encontro Semana ALV 2018

Lembramos que as inscrições para assistir ao Encontro do dia 22 de outubro no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian em Lisboa (limite de 350 pessoas) são gratuitas. No entanto, a inscrição deverá ser feita eletronicamente através do site da Semana ALV - http://www.semanaalv.net/content/inscricoes-para-o-encontro

Tal como nos anteriores encontros ALV e graças ao apoio do Centro Formação António Sérgio, foi possível certificar o Encontro Semana ALV 2018 como uma Ação de Formação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, destinada aos docentes de todos os níveis de ensino e de todos os grupos de recrutamento. Por isso, os professores que se inscreverem e participarem no Encontro recebem um Certificado de participação.

Na passada sexta-feira (21/9) terminou o prazo de candidaturas ao Prémio Semana ALV 2018 e o júri irá decidir quem irá merecer o reconhecimento do seu trabalho e ser premiado no dia 22 de outubro.

Em breve começaremos a divulgar os intervenientes no Encontro que irá decorrer no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.