Semana Aprender ao Longo da Vida 2018

O Encontro Semana ALV 2018 será dia 22 de outubro no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Semana Aprender ao Longo da Vida é uma organização da Associação O Direito de Aprender com o apoio de diversas entidades que iremos anunciar brevemente.  

À semelhança das antecedentes, a Semana ALV 2018 tem como base as seguintes vertentes: 

Atividades Locais – visam incentivar pessoas e organizações a desenvolver, a nível local, iniciativas de diferentes formas de aprendizagem (formal, não formal e informal). 

Encontro Semana Aprender ao Longo da Vida – realiza-se no dia 22 de outubro no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian e terá como tema principal a “Aprendizagem ao Longo da Vida e Património Cultural”, tendo em conta que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural. 

Prémio Semana ALV – visa reconhecer uma entidade ou cidadão que se tenha destacado pelo desenvolvimento de ações de aprendizagens de adultos, através de programas ou projetos eficazes e inovadores. Em 2017 foram premiadas duas entidades: a RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), com o Prémio Semana ALV 2017, e o projeto Letras Prá Vida, com uma Menção Honrosa.

Revista "Aprender ao Longo da Vida"

Durante a Semana ALV 2018 será distribuído o Nº 15 da Revista Aprender ao Longo da Vida.

O que vai ser a Semana Aprender ao Longo da Vida 2018

1- Atividades Locais

As Atividades Locais são a essência desta Semana ALV para mobilizar e incentivar, pessoas, organizações, empresas a organizar localmente iniciativas que envolvam os elementos de uma comunidade, independentemente da idade, profissão, nível académico ou cultural, despertando-lhes a curiosidade e incentivando-lhes o gosto por saber mais. 

2 – Prémio Semana ALV

O Prémio Semana ALV visa promover o conhecimento e a divulgação de boas práticas de aprendizagem de adultos que se revistam de carácter inovador e se revelem eficazes no reforço da participação dos adultos em processos de aprendizagem ao longo da vida.

Esperamos este ano ter um maior número de candidaturas de projetos e tentar aumentar o valor do prémio, o que só será possível com um maior envolvimento da Sociedade Civil e dos parceiros institucionais.

3- Encontro

O Encontro Semana ALV tem uma vertente mais institucional dirigida, sobretudo, a profissionais que desenvolvem trabalho na área da educação e formação de adultos.

Nos Encontros já realizados temos vindo a concretizar os seguintes objetivos:

- Desenvolver esforços para que sejam chamadas a intervir pessoas que habitualmente não têm oportunidade de se ouvir neste âmbito.

- Dar visibilidade às entidades premiadas para apresentarem o seu projeto publicamente.

- Aprofundar um tema principal – em 2016 foi a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, em 2017 a Educação de Adultos num Mundo Digital e este ano será o Património Cultural.

A escolha deste tema deve-se ao facto de 2018 ser o Ano Europeu do Património Cultural, mas também porque, em diferentes projetos de educação, o património é utilizado como um poderoso ambiente de aprendizagem para o desenvolvimento de várias competências linguísticas ou sociais.

Os temas dos restantes painéis do Encontro Semana ALV 2018 serão:

(i) Educação de Adultos em Portugal,

(ii) Cidades de Aprendizagem – experiências portuguesas.

4 – Revista "Aprender ao Longo da Vida"

A revista "Aprender ao Longo da Vida" pretende ser um espaço aberto ao debate e reflexão sobre o direito de todos os adultos ao acesso a uma educação completa e permanente. 

Foi extremamente importante a publicação, em 2017, do nº 14 da Revista Aprender ao Longo da Vida (ver pdf completo aqui: Revista Aprender ao Longo da Vida Nº 14) pois permitiu (i) dar visibilidade aos projetos que foram premiados na Semana ALV 2016; (ii) retomar o tema do Encontro em 2016 “O Desenvolvimento Sustentável”; (iii) chegar a quem não esteve presente no Encontro.

Vamos tentar manter uma ligação entre a Revista e a Semana ALV, já que ambos os projetos se podem alimentar alargando o seu impacto. Assim, o nº 15, será distribuído durante a Semana ALV 2018.